RSS Feed

A moda e o Rock

Hoje, 13 de julho, é o dia internacional do Rock, e muito mais do que um tipo musical que era visto como protesto, o Rock se tornou um estilo de vida influenciando comportamentos, atitudes e principalmente a moda.


A maioria dos artistas do mundo do rock, ou todos eles, tem influência direta no que usamos ontem e no que usamos hoje como, por exemplo, Elvis Presley, com seus ternos do começo da carreira, jeans super justos, jaquetas, sapatos e topetes que o deixavam ainda mais sensual, e por fim, os macacões do tipo “jumpsuits”, que fizeram sua marca registrada nos anos 70.

A imagem de Elvis Presley continua tão viva que serviu de inspiração para uma campanha recente C&A. A coleção mostra o estilo marcante da década de 50 focando principalmente nos jeans, e ainda trás um comercial estrelado pelo próprio Elvis. Veja aqui.

Outra banda que também trouxe seu estilo para a moda foi o Ramones. A banda de Punk Rock teve sua marca registrada com jaquetas de couro e jeans rasgados, que se tornaram febre entre os jovens da época, o final dos anos 70. O couro continua sendo usado até hoje, e esteve em alta nos desfiles da ultima estação. O jeans rasgado também é tendência atual trazida do passado. Sem falar no preto, muito preto!

Também com jeans rasgados, mas combinados com o xadrez, o Nirvana foi um ícone que lançou tendência na moda. Sucesso nos anos 90, a banda de Kurt Cobain tinha um estilo mais largado, sem ligar muito para regras de boa aparência, mas querendo ou não, foram imitados por muitos, e o xadrez que foi tão usado pelo vocalista, está mais vivo do que nunca. Fora os tênis do modelo All Star, outra peça que ficou forte nessa época e persiste até hoje.

Não podemos terminar esses post sem mencionar outros grandes nomes e sua importância na música e na moda: As ombreiras, o colorido, a androginia, o glam e as multifaces de David Bowie, o Hippie Chic de Janis Joplin, o militarismo já usado por Jimmy Hendrix e Beatles, o short curto e a bandanas de Axl Rose, entre outros nomes que provam que moda e música sempre andaram juntas.


David Bowie e Janis Joplin


Jimmy Hendrix


Beatles

Axl Rose e Slash

Além das roupas, os acessórios também são parte importante desse casamento. Óculos de sol, pulseiras, bandanas, colares, arrebites e taxas vieram do Rock e não deixarão o mundo fashion assim tão fácil. Bob Dylan, por exemplo, ficou conhecido por eternizar o modelo de óculos wayfarer, e Marky Ramone veio recentemente a São Paulo para lançar uma marca de óculos em tributo à Joey Ramone. Os modelos foram costumizados pelo próprio Marky e são da marca Evoke.


Bob Dylan

Marky Ramone

Com isso… Viva o Rock!


Fotos: Retiradas da Internet

2 responses »

  1. Ain, posso falar?
    ADOOORO Nirvana e o grunge, o xadrez e o all star sujinho me seduzem!

    Tá lindo aqui ^^

    BEIJO ;*

    Reply
  2. Também ADORO! Valew pelo comentário e volte sempre!

    Reply

Leave a Reply

Fill in your details below or click an icon to log in:

WordPress.com Logo

You are commenting using your WordPress.com account. Log Out / Change )

Twitter picture

You are commenting using your Twitter account. Log Out / Change )

Facebook photo

You are commenting using your Facebook account. Log Out / Change )

Google+ photo

You are commenting using your Google+ account. Log Out / Change )

Connecting to %s

%d bloggers like this: